22 de maio de 2024

Curso Gratuito de Churrasco – Aula 6: Preparando o Churrasco

Curso Gratuito de Churrasco
Bem vindo ao Curso Gratuito de Churrasco Brasa Acesa

Bem-vindos à sexta aula do nosso curso de churrasco! Hoje vamos aprender os segredos para preparar o churrasco perfeito, desde o acendimento da brasa até o ponto ideal do steak. Preparem-se para se tornarem mestres na arte do churrasco!

I. Acendendo a Brasa:

Acender a churrasqueira parece simples, porém muitos iniciantes sofrem com esse processo, devido à falta de técnica, insegurança e pressão dos amigos. Mas acender a churrasqueira rapidamente não é nenhum bicho de sete cabeças, seguem algumas dicas para ajudar:

  • Escolha o carvão adequado: Opte por carvão de boa qualidade, que seja fácil de acender e queime de forma consistente.
  • Arrume o carvão na churrasqueira: Disponha o carvão na churrasqueira aos poucos, e vá incrementando conforme o churrasco for acontecendo. Quanto mais carvão, mais difícil será acender, portanto, escolha pedaços pequenos de carvão (vão queimar mais rápido), coloquem-nos ao redor da fonte de calor e aguarde ficarem incandescentes. Depois disso, é só incrementar com mais carvão.
  • Utilize acendedor ou acendedor elétrico: Um acendedor elétrico é uma opção segura e eficaz para acender o carvão de forma rápida e uniforme.
  • Na falta de um acendedor, utilize óleo ou álcool em gel em um copinho de papel para servir de fonte de calor.
  • Aguarde até que o carvão esteja incandescente: Espere até que o carvão esteja coberto por uma fina camada de cinzas e em brasa antes de colocar as carnes, quanto mais calor, mais fácil será feita a crostinha de sabor nas carnes.

II. Preparando a Grelha:

  • Limpe a grelha: Certifique-se de que a grelha esteja limpa, removendo qualquer resíduo de churrasco anterior.
  • Unte a grelha: Utilize um pedaço de papel toalha dobrado e embebido em óleo para untar a grelha e evitar que os alimentos grudem.
  • Ajuste a altura da grelha: Regule a altura da grelha de acordo com o tipo de alimento que será grelhado e o nível de calor desejado.

III. Grelhando o Steak:

  • Prepare o steak: Tempere o steak previamente com sal e pimenta, ou de acordo com sua preferência de tempero.
  • Coloque o steak na grelha: Posicione o steak na grelha, diretamente sobre a brasa. Aguarde que se forme a reação de maillard e então vire o steak para fazer a mesma coisa do outro lado. Quando a reação de maillard estiver feita dos dois lados, o steak estará ainda bem mal passado por dentro, essa é a hora de retirar da brasa forte (para não correr o risco de queimar por fora) e levar para a brasa média para chegar no ponto desejado.
  • Acompanhe o cozimento: Utilize um termômetro de cozinha para verificar o ponto da carne. Esse é o jeito ideal de nunca errar o ponto. As temperaturas são as seguintes: de 48 a 52 graus está mal passado. De 53 a 57 graus está ao ponto menos. De 58 a 62 graus está ao ponto. De 63 a 67 graus está ao ponto mais, e acima de 67 graus está bem passada. Caso não tenha termômetro, utilize a técnica do toque para avaliar a firmeza da carne. quando mais mole, mais mal passada. Essa técnica requer alguma experiência, pois a firmeza da peça irá variar conforme a qualidade da carne.

IV. Servindo os Convidados:

  • Arrume as carnes na tábua antes de servir: Criando formatos interessantes e deixando a apresentação mais bonita, a experiência do churrasco fica melhor. As pessoas também comem com os olhos.
  • Faça um show: Explique as técnicas utilizadas, conte sobre a origem do corte e tudo mais que aprendeu nesse curso. Isso irá deixar as pessoas mais interessadas, é muito legal saber sobre o que está se comendo.

V. Conclusão:

Com essas técnicas, você estará pronto para preparar um churrasco delicioso e impressionar seus convidados. Lembre-se de praticar e experimentar diferentes métodos até encontrar o seu estilo ideal de churrasco.

Artigos Relacionados