22 de maio de 2024

Receita de Feijão Tropeiro

Receita de Feijão Tropeiro
Tradição no Sudeste e Centro Oeste

Bem-vindos, amantes da Brasa Acesa! Hoje vamos explorar uma receita que traz consigo toda a tradição e sabor do interior do Brasil: o Feijão Tropeiro. Esse é um acompanhamento tradicional em várias churrascarias no sudeste e centro-oeste. Prepare-se para uma jornada culinária que transforma a simplicidade dos ingredientes em um sabor único que vai surpreender o seu paladar.

Origem da Receita:

O Feijão Tropeiro tem suas raízes fincadas na história dos tropeiros, aqueles desbravadores que cruzavam o sertão brasileiro levando mercadorias. Esta receita robusta e cheia de energia era uma fonte de sustento para esses aventureiros. Imagine-se sentado em volta de uma fogueira após um longo dia de viagem, compartilhando essa delícia com companheiros de jornada.

Ingredientes:

2 xícaras de feijão cozido com pouco ou nenhum caldo
250g de bacon em cubos
1 linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 xícaras de farinha de mandioca
3 ovos cozidos e picados
Cheiro-verde a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, frite o bacon até que fique dourado. Adicione a linguiça e deixe dourar.
Adicione a cebola e o alho, refogando até ficarem dourados.
Acrescente o feijão cozido à panela, mexendo bem.
Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
Misture os ovos cozidos picados e ajuste o sal e a pimenta a gosto.
Finalize com cheiro-verde fresco e sirva quente.

Tempo de Preparo e Cozimento:

Aproximadamente 30 minutos.

Dicas e Variações:

Experimente adicionar torresmo crocante para um toque extra de sabor e textura. Se quiser uma versão mais leve, substitua parte da linguiça por carne de frango desfiada.

Acompanhamentos:

Este prato vai bem com salada fresca de folhas verdes e tomate. Outros bons companheiros são polenta, batata frita ou mandioca cozida.

Sugestões de Serviço:

Sirva o Feijão Tropeiro em uma panela de ferro, proporcionando um charme rústico ao seu churrasco. Acompanhe com uma boa cachaça ou uma cerveja gelada para completar a experiência.

Já experimentou fazer Feijão Tropeiro? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo! Queremos saber como essa receita se encaixa no seu churrasco. Não se esqueça de olhar outras Idéias de Acompanhamentos para Churrasco. Se tiver dúvidas ou sugestões, estamos aqui para ajudar. Bom apetite!

Artigos Relacionados